terça-feira, 4 de março de 2014

O carnaval


por Verônica Souza
Olá pessoal, como vocês aproveitaram o carnaval? Ou simplesmente o feriado, afinal este grande evento traz alegria de diversas formas em diferentes lugares. Mas quando começou?
                O Carnaval que vemos hoje foi moldado por um longo período, visto que sua origem foi na Grécia por volta de 520 a.C. e tinha por finalidade o culto aos deuses, em especial o deus Dionísio, o deus do vinho, e festejar a natureza com a chegada da primavera. Tempos depois essa comemoração foi aprovada pelo Cristianismo e adicionada ao calendário em 1545.
O Carnaval chegou ao Brasil no século XVII com influência do Carnaval Europeu, com uma brincadeira conhecida como entrudo que as pessoas se reuniam nas ruas para jogarem ovos, tintas, farinha, água etc. Já no século XIX começou os bailes de mascaras, costume Europeu que surgiu por volta do século XIII irradiando os entrudos visto que usava a violência muitas vezes em sua prática.
 Uma máscara bastante curiosa é a máscara de "Dottore Peste", uma máscara de Carnaval veneziano que tem sua origem com médicos que tempo atrás combatiam a praga e estes usavam uma máscara semelhante às usadas atualmente forradas com ervas e olhos de cristais para evitar contato com os doentes, um chapéu que indicava que eram doutores luvas e outros utensílios para se protegerem:

 
Porém, em cada local do país, o Carnaval se desenvolveu de uma maneira, no Rio de Janeiro os costumes estão ligados aos desfiles, tanto quanto em São Paulo. No Nordeste é muito comum as pessoas irem às ruas e na Bahia, em especial, os trios elétricos começaram a ter forte influência a partir da década de 80.
A primeira marchinha de Carnaval, “Ó abre alas”, foi feita em 1899, por Chiquinha Gonzaga, para o Cordão carnavalesco Rosa de Ouro:
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Eu sou da Lira
Não posso negar
Eu sou da Lira
Não posso negar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar…
O cálculo do Carnaval foi estipulado para que não houvesse coincidência com o dia da Páscoa Católica e para que essa não fosse no mesmo dia da Páscoa Judaica. Assim, começa-se com o equinócio de primavera, no hemisfério norte, a partir dele é preciso saber em qual dia será a primeira lua cheia, pois a páscoa é comemorada exatamente no domingo depois dessa lua. Sendo assim, sabe-se que a terça-feira de carnaval é aquela que antecede a Páscoa em 47 dias. No Brasil, a data é comemorada no outono, então começa a contar a partir do dia 21 de março, dia do equinócio no hemisfério sul.
E para quem acompanhou as escolas de samba, a apuração de votos em São Paulo ocorreu nesta tarde, com vitória da Mocidade Alegre. Amanhã saberemos a campeã no Rio. E, afinal, quais são seus palpites?
 

0 comentários:

Postar um comentário