quarta-feira, 25 de abril de 2012

Entrevistas com Professores e Funcionários



por Dinho Siqueira, Juliana Andrade e Heloisa Máximo.

Hey, pessoas!
A seguir, as entrevistas com os professores e funcionários para traçar o perfil da ETEC Cidade Tiradentes.


Professor: Marcos Donizete

Disciplinas: Informática, Administração, Economia, Gestão de Qualidade, Marketing e Logística.
Experiência: 01 ano
Na Etec Cidade Tiradentes: 01 ano

1)      Quais são as qualidades mais marcantes da Etec em relação à estrutura e aos recursos que se tem nela?
A Etec tem uma estrutura focada ao ensino técnico, ao contrário de outras escolas, pois ela foi criada com o intuito de ter uma excelência no ensino técnico, e isso faz dela uma ótima escola. Isso é parte de sua estratégia, que já vem do inicio focado em seu objetivo, que é atingir excelência no que faz, e é isso que diferencia a estrutura da Etec.

2)      E em relação ao ensino?
Falando somente do ensino técnico, os professores são profissionais que tem uma experiência de mercado, em empresas, escolas ou em outras organizações, e conseguem trazer isso para a sala de aula que, aliado ao conhecimento específico ou teórico, ajuda em muito no desenvolvimento da habilidade dos alunos, que indo de encontro a estrutura da Etec, torna o aluno alguém realmente especial para o mercado de trabalho.

3)      Qual a diferença entre os alunos da Etec e os outros alunos que você já teve contato?
Os alunos da Etec, sem desmerecer ninguém, são alunos mais aplicados, mais preparados e entendem a realidade de uma forma diferente. O compreendimento em relação a isso que eu tenho, é de que eles têm um foco daquilo que eles querem e a Etec é só um meio de alcançar isso. Por este motivo, são pessoas mais focadas e orientadas, que participam de uma forma muito mais atuante, o que torna as aulas uma experiência realmente legal.

4)      Qual é a sua opinião geral sobre a Etec de Cidade Tiradentes?
Primeiramente ela, como um objeto de desenvolvimento do estado de São Paulo, é uma ferramenta muito boa porque, além de conhecimento técnico que é muito importante para o mercado de trabalho, traz a possibilidade de capturar muitos talentos que antigamente ficavam perdidos nos locais mais escondidos da cidade de São Paulo. Não que a região da Cidade Tiradentes seja escondida, mas comparando com o passado, a possibilidade de um aluno daqui sair para uma grande universidade ou uma grande empresa, era muito pequena e com as Etecs se tem a possibilidade buscar talentos em qualquer lugar. O papel da Etec é realmente resgatar, transformar e fazer com que a sociedade usufrua desse conhecimento mais para frente.



Professora: Nayara Tangi

Disciplina: Matemática
Experiência: 05 anos
Na Etec Cidade Tiradentes: 02 anos

1)      Quais são as qualidades mais marcantes da Etec em relação à estrutura e aos recursos que se tem nela?
Os retroprojetores, o laboratório de informática que é suficiente para acomodar todos os alunos e os recursos de áudio e vídeo. A estrutura de modo geral é completa, em relação às outras escolas.

1)      E em relação ao ensino?
Na escola particular que eu já lecionei, o ensino é feito por meio de apostilas, cada aula você tem uma determinada parte da apostila para cumprir, pois a preocupação é com a quantidade, se tem um prazo para terminar determinados conteúdos da apostila. Aqui na Etec também se tem prazos, porem o foco é a qualidade. Caso os alunos demonstrem mais dificuldade em determinado conteúdo, se pode estudar uma nova maneira de dar a aula e reformular o planejamento. Nas escolas particulares geralmente não se tem essa abertura, o conteúdo tem de ser passado no prazo independentemente se o aluno conseguiu acompanhar ou não.

2)      Qual a diferença entre os alunos da Etec e os outros alunos que você já teve contato?
Na particular a diferença é gritante, seja no respeito, na disciplina dos alunos e também na relação aluno/professor.
 Aqui na Etec nós conversamos com os alunos e na maior parte das vezes se cria um laço de amizade. A maioria tem respeito, pois não é necessário chamar a atenção todo o tempo. Os alunos tem consciência e veem o professor como mestre.
Já nas particulares isso não acontecia.  Nas ONG’s por quais eu já passei os alunos eram muito parecidos com os daqui, a diferença é que os alunos daqui entram com uma bagagem bem maior em relação ao conteúdo, que rende muito mais.

3)      Qual sua opinião geral sobre a Etec de Cidade Tiradentes?
Muitas vezes nós chamamos de lar o lugar onde nós moramos, onde nós nos fixamos. Aqui é o meu lar, onde eu trabalho. Eu gosto demais de trabalhar aqui, gosto das pessoas que trabalham comigo, da minha chefia, dos alunos. Aqui se tem toda uma estrutura para o ensino, todos os recursos e se tem um contato muito legal com os alunos. Pode-se ver o bom desenvolvimento com os alunos, pois aqui acontece algo incrível: os alunos pedem para ficarmos depois do horário de aula para tirar duvidas o que eu acho fantástico. O diferencial são os alunos e a equipe que aqui trabalha.
Para resumir, eu gosto demais de onde eu trabalho, pois o diferencial aqui são as pessoas no modo geral, sejam os alunos, os professores, a coordenação.





































Bibliotecário: Paulo Ricardo

Experiência: 01 ano
Na Etec Cidade Tiradentes: 01 ano

1)      O que você acha da Etec em relação à estrutura da Biblioteca? Quais pontos podem ser melhorados?
É uma estrutura adequada, mas ainda tem muito a crescer. A consulta do acervo poderia ser feita pela internet, o que facilitaria muito. Mas algo que vai vir pela frente e será muito útil é o leitor óptico de código de barras que vai facilitar muito o processo de empréstimo dos livros.

2)      Quais as diferenças que você vê nos alunos da Etec para os com que você já conviveu?
No geral eles cuidam muito bem dos livros, não os maltratam ao menos. Só pelo fato de se ter o vestibulinho já elimina “gente que não quer nada com nada”, logo se tem bons alunos aqui.

3)      Qual sua opinião geral sobre a Etec de Cidade Tiradentes?
A Etec é completamente diferente das outras escolas que se encontram por ai, os professores, a estrutura do prédio, os alunos. Tudo é muito bom em relação às outras escolas, posso dizer isto por conhecer qual é a realidade da educação pública no geral. 























Funcionária da Cantina: Keity Garzin

Experiência: 08 anos
Na Etec Cidade Tiradentes: 01 ano

1)      Quais são as qualidades mais marcantes da Etec em relação à estrutura e aos recursos que se tem nela?
A estrutura não pode ser comparada a das outras escolas públicas. Aqui é tudo bem terminado, tem salas da tudo, vocês têm os retroprojetores em todo canto, ventiladores, coisas que nas escolas públicas geralmente não se tem.

2)      Quanto aos alunos, como é o tratamento deles em relação aos outros alunos que você já conviveu?
Aqui se tem um público muito mais exigente, que por outro lado é muito mais educado. A galera é muito mais organizada na hora do intervalo, só o fato de fazerem fila já ajuda muito, coisa que em escola pública não se consegue, são aqueles 15 minutos de loucura e se você atender bem, se não, paciência.

3)      Qual sua opinião geral sobre a Etec de Cidade Tiradentes?
Não se tem o que falar, é tudo muito bom, é no nível das melhores escolas particulares, seja pelos professores, pelos alunos, pela estrutura.

4)      Nesse seu primeiro ano aqui, você teve suas expectativas atendidas?
Não me decepcionei, tudo esta dando certo, não tive problema nenhum com ninguém, no geral não tem do que se reclamar. O que eu coloco na cantina a galera gosta, nós recebemos sugestões e implementamos, é um convívio bem legal.


1 comentários:

Maynara disse...

Nayaaaaaaaaaara, sua linda! <3 amei a matéria, parabéns :D

Postar um comentário