segunda-feira, 28 de maio de 2012

Influência Social do Cinema

 por Luciano Nunes


Luz, câmera e ação! Essa frase é conhecida por grande parte das pessoas, remetendo aos filmes e ao cinema. O cinema é uma arte, pois retrata o comportamento e as ações em determinadas situações, remetendo a uma ideia preliminar. Assim, ele tem a capacidade de influenciar individualidades.
Em virtude disso, a indústria cinematográfica exalta muito o pensamento social e o modo de vida em filmes que a sociedade aprecia, atingindo o psicológico da massa. Aos que gostam de brigas, discussões, há a presença nos filmes de ação, aventura, suspense, terror etc. Também observamos casos românticos, um protagonista que vence antagonista, entre outros.
Sendo assim, produtoras retratam alguns padrões de beleza, cultura e comportamento pessoal. Elas compreendem que seu público alvo sempre assistirão filmes com atores conhecidos. Assim ela tenderá a adotar alguns costumes que se identificam com sua personalidade.
Portanto, o cinema influencia, como outras artes, a sociedade. Costumes e valores, mostrados nas telas refletirão e repercutirão no comportamento social. Quem está sendo representado nas telas, quem se identifica, repetirá as cenas, conceitos e linha de raciocínio. 




0 comentários:

Postar um comentário