Como todos sabem, o mês de outubro é mais do que especial
para milhões de jovens brasileiros. A cada ano, as expectativas e as possibilidades
oferecidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) atingem um número cada vez
maior de participantes, pois, além de avaliar a aprendizagem dos concluintes do
Ensino Médio por todo o país, caracteriza-se, há alguns anos, numa via de
acesso ao prolongamento dos estudos superiores, como nos programas “Universidade
para Todos” (PROUNI), com bolsas parciais e integrais para cursos em
instituições privadas, e o “Sistema de Seleção Unificada” (SISU), utilizando a
nota do ENEM como critério de avaliação no vestibular das universidades
públicas estaduais e federais.
Por isso, tendo em vista que os alunos da ETEC Cidade Tiradentes
também se incluem neste grupo de jovens avaliados pelo ENEM, o Jornal Alfa
inicia uma série de reportagens abordando o universo da principal avaliação do
Ensino Médio do Brasil, realizando entrevistas com alunos e ex-alunos de nossa
escola, buscando colher dicas, depoimentos e sugestões para este momento
crucial da vida escolar de cada um.
E, para iniciarmos, começaremos entrevistando os professores
Luciano Melo (Língua Portuguesa e Literatura) e Nayara Tangi (Matemática) a fim
de sabermos um pouco mais de como as áreas de Humanas e Exatas são exigidas no
ENEM.
Boa leitura!
Profº Luciano Melo
Alfa - Sabendo que a interpretação de texto é a base
das provas do ENEM, o que podemos esperar da matéria de Língua Portuguesa, como
gramática, figuras de linguagem etc.?
Luciano Melo - A interpretação textual é a base das questões que exigem o
conhecimento da Língua Portuguesa. Aliás, é bom lembrar que, diferente dos
vestibulares em geral, o ENEM se caracteriza por agrupar as diversas áreas do
currículo do Ensino Médio em quatro grandes eixos. A Língua Portuguesa, assim
como as Línguas Estrangeiras e Arte, integra o grupo “Linguagens, Códigos e
suas Tecnologias”. Mas isso não quer dizer, por exemplo, que numa questão de
Física, área do conhecimento inserida em “Ciências da Natureza e suas
Tecnologias”, não se exija do candidato conhecimentos linguísticos para
interpretação dos textos. Deste modo, respondendo sua pergunta, o candidato não
deve esperar por "este" ou "aquele" assunto que possa cair
na prova, mas nas "ferramentas" que encontramos no dia a dia para
compreender o mundo por meio da língua. Nisso se inclui notícias, crônicas,
poemas, charges, mensagens publicitárias etc.
Quais os gêneros literários que o Enem mais utiliza para abordar em suas provas?
Há poucos dias, saiu uma pesquisa em que a escola literária
mais exigida em todos os anos do Enem é o Modernismo, que compreende todo o
século XX. É muito natural, uma vez que, pela proximidade cronológica e textual
deste movimento, fica mais fácil interagir com o aluno determinados temas muito
contemporâneos atualmente. No entanto, referindo-se especificamente à
literatura, devemos ter sempre em mente de que há obras e autores fundamentais
em diversas épocas ao longo dos séculos. No caso específico da Língua Portuguesa,
já existiam registros medievais do nosso
idioma entre os séc. XII e XIII e que, de alguma forma, influenciaram as
produções literárias subsequentes, como o código do amor cortês, a estruturação
rítmica e sonora dos versos etc.
A estrutura da dissertação no ENEM tem uma importância
incrível. Para se ter uma ideia, equivale, em pontos, ao mesmo “peso” das 180
questões objetivas da prova. Assim, é fundamental que o aluno esteja preparado
para a produção da dissertação. Alguns critérios são utilizados na correção das
provas, como adequação ao tema proposto, coesão e coerência textuais, ou seja,
se os argumentos estão distribuídos de maneira uniforme e coesa ao longo do
texto, o registro, como acentuação, pontuação e concordância verbal e nominal,
além das proposições apresentadas, quer dizer, os argumentos apresentados e
discutidos na dissertação.
Quais os conselhos que o senhor fornece para
quem irá prestar Enem este ano?
O principal conselho é manter a calma nestes dias que antecedem
a prova. O ENEM não é uma avaliação conteudista, não se exigirá este ou aquele
assunto visto no Ensino Médio. A peculiaridade do ENEM é avaliar competências e
habilidades de leitura e interpretação de dados e possíveis resoluções para as
questões apresentadas. E isso não será desenvolvido em uma ou duas semanas, mas
ao longo de todo o Ensino Médio. Mesmo assim, é bom ficar alerta e minimamente atento
aos principais acontecimentos socioculturais ocorridos no país e ao redor do
mundo nos últimos meses. É bem provável que estes assuntos estejam distribuídos
nas questões e quiçá como tema para a dissertação. Por isso, atualize-se por
meio de variadas fontes de informações, como jornais, revistas, portais de
notícias, colunas, blogs jornalísticos e, neste sentido, a diversas produções
textuais, como notícias, editoriais, reportagens, charges etc. Por fim, na
semana que antecede as provas do ENEM, procure relaxar. Uma boa leitura de seu
livro ou autor predileto, um passeio com familiares e/ou amigos e generosas
horas de sono ajudarão a estar preparado para ir muito bem no ENEM.
Profª Nayara Tangi
Olá, meu nome é Nayara, tenho 25 anos e trabalho há três anos nesta
instituição. Leciono matemática para o Ensino Médio e ETIM e uma coisa que eu
queria falar algo que é essencial na vida e na caminhada de vocês: sigam aquilo
que vocês gostam! Não façam algo porque seus pais querem ou porque alguém que
vocês admiram gosta. Façam algo porque é o que vocês querem e o que vocês
gostam. Trabalhar com aquilo que a gente gosta é muito bom e faz toda a
diferença!
Nayara Tangi - A matemática cai no ENEM de forma contextualizada, é
diferente dos exercícios que, muitas vezes, fazemos em aula, pois são
exercícios diretos e de técnica operatória. Muitas vezes o conteúdo de
matemática no Enem, vem dentro de um contexto geográfico, histórico, ou também,
dentro de uma charge de português, por exemplo. Você tem que resolver um
gráfico para resolver uma questão de português, pois o que diferencia o ENEM
das outras provas é que este não separa por disciplinas: uma parte matemática,
uma parte português ou outra história; então as questões do ENEM, de
matemática, elas estão envolvidas totalmente no dia a dia, com o mundo, com as
situações atuais do nosso país e elas irão focar muito mais as operações
básicas, e mais a interpretação e a lógica que o aluno tem, do que propriamente
os conhecimentos que nós ensinamos na escola, como logaritmo, trigonometria,
geometria etc.; ele foca o raciocínio, a leitura e interpretação.
Principalmente, algo que cai muito no ENEM, são gráficos, só que o gráfico é um
assunto que você pode colocar dentro de qualquer disciplina, de qualquer
situação diária, e qualquer situação mundial, no caso. Assim que são as
questões de matemática, dificilmente você encontra questões diretas, pois são
questões contextualizadas.
2.
Generalizando, de todas as provas do ENEM que já
foram vistas pela senhora, quais os assuntos que mais cai na prova?
Devido aos projetos que estou fazendo com os 3º
anos, foi feito um levantamento com as provas do ENEM desde 2008 e os conteúdos
que mais caem são interpretação de gráfico, análise combinatória,
probabilidade, estatística e questões de raciocínio lógico. Dificilmente caiu
uma questão de logaritmo ou trigonometria, mas caem questões de geometria
espacial e estas são bem simples, diretas e objetivas, onde não exige um
cálculo muito aprofundado do aluno como no vestibular (que são figuras dentro
de outras e se calcula a diagonal dentro de um poliedro). Uma questão que
costuma cair quase sempre no ENEM é pegar uma caixa de sapato e então a questão
te dá a figura da caixa planificada, por exemplo, e pergunta: “que figura se
forma se você a montar?”. Portanto, são questões muito claras e mesmo que uma
pessoa não tenha visto geometria, ou não se aprofundou, pois é um conteúdo
muito complexo, ela consegue resolver. Cai muitas questões de probabilidade e
estatística, por exemplo, pelo fato de ser um conteúdo que você consegue
contextualizar, como a probabilidade dentro da biologia, a porcentagem dentro
da geografia e a estatística dentro de qualquer outro conteúdo. Esses assuntos
caem todo ano no ENEM, desde 2008, que foi o levantamento que eu fiz.
3.
Que dica a senhora daria para quem vai prestar o
ENEM agora em outubro?
A dica que eu dou além de estudar os conteúdos citados, que
são os que mais caem, é ler bastante, se informar das atualidades, antes de
fazer o ENEM e qualquer outro vestibular, porque muitas questões você vai
responder sobre matemática, mas você vai ter que saber sobre geografia e
história e principalmente as atualidades, o que está acontecendo, se informar.
E, além disso, eu também indico que os alunos refaçam as provas antigas, pois a
prova do ENEM é totalmente diferente de outra prova. Além do mais o banco de
questões do ENEM é muito pequeno, logo a probabilidade de duas questões muito
parecidas caírem em anos consecutivos é bem grande.
4.
Em relação a preparação dos alunos, o que eles
podem fazer para estarem preparados fisicamente e psicologicamente, e na semana
que antecede a prova, o que é melhor que ele faça, revise conteúdos estudados
ou descanse?
Na semana que antecede o ENEM, cursinhos normalmente fazem
simulados. Se os alunos quiserem fazer tudo bem, mas eu sugiro que na semana
que antecede a prova, e principalmente a quinta e a sexta, os dois dias que
antecedem a prova, não peguem caderno, não leiam o livro didático, pois o
psicológico do aluno vai estar tão abalado que ele vai olhar aquele exercício
que ele já fez tantas vezes e vai dizer “Ai a mim não consigo fazer” e ai o
aluno já vai muito mal para a prova. Durmam bem, durmam cedo, nada de facebook
ou computador. Levem qualquer alimento que tenha cafeína ou açúcar, pois contém
glicose e ajuda muito na hora do exame, principalmente porque é uma prova muito
cansativa, as questões são muito longas e outra coisa que eu peço aos alunos
que prestarão o ENEM é, não corrijam as provas de vocês no sábado quando vocês
retornarem do primeiro dia de prova. Muitos alunos fazem a prova no sábado e
corrigem a própria prova no sábado já, porque o gabarito é disponibilizado no
mesmo dia da prova, inclusive é um dos motivos para a redação ser no segundo
dia, pois muitas pessoas nem voltam. Elas corrigem, veem que foram mal e não
voltam no segundo dia. O que é uma bobeira porque no outro dia talvez você
tenha condições de ir muito bem e ainda conseguir a sua vaga, mas se você nem
for tentar, não há nem chances de conseguir. Então não corrija sua prova, não
comente sua prova, saia, vá para casa e durma. No dia seguinte ao voltar ai sim
pode corrigir e tudo. E nada também voltar do primeiro dia e ir olhar o
caderno, ir ver o exercício que você fez que caiu na prova, não. Não peguem em caderno, não peguem em prova,
nem entrem no computador se for possível porque vai ser “o comentário” e aí o
psicológico fica mais abalado porque vocês já vão estar com o psicológico
abalado. Vocês vão ver que a mesma sala que vocês voltam no dia seguinte, o
número de pessoas que diminuem. Uma
grande parte dos alunos não volta no segundo dia, o que é um erro, porque você
está sendo eliminado da prova. Então a minha sugestão é que a pessoa na semana
descanse, não pegue em nada, não leia nada e se concentre em fazer a prova.
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