Há vários sentidos e significados possíveis para se atribuir á palavra “cultura”, no entanto, cultura é um envolto de crenças, tradições seguidas, princípios construídos e conhecimento adquirido por um indivíduo durante toda a vida. Também pode-se considerar cultura os meios que possuímos para nos levar a informação e ao conhecimento. E pode ser sinônimo, talvez mal empregado, de inteligência.
A cultura em sua forma natural de significação, é o acumulo de ações de um povo. Engloba tudo o que se faz por tradição, como a crença de um deus, danças, festividades e comidas típicas que são preparadas e realizadas devida a influencia de nossos pais, avós e antepassados em geral, logo, essas peças unidas formam a cultura de um domínio geográfico regional. Uma vez que somos influenciados agir, como, nos vestir, conversar, viver etc, formamos também nossos princípios baseados naquilo que vamos acumulando.
O termo em questão também é fortemente associado a conceitos de educação e bons modos. Por exemplo, uma pessoa que possui comportamentos que se encaixam em comportamentos de uma elite imposta, é adjetivada por muitos como culta, embora, o que define isso seja o conhecimento e as tradições que ela venha guardando durante todo o seu tempo de vida.
Essa totalidade de conhecimento também é uma das direitas da cultura. Tudo o que é aprendido e desenvolvido pelo homem é anexado a uma bagagem cultural individual traçada pelo homem durante anos de vida. Envolve desde as heranças culturais sociais dadas aos membros da sociedade até os meios usados para se chegar ao conhecimento, como livros, programas e diversos outros apoios de aprendizagem.
A cultura é algo mutável. Aperfeiçoou-se e com o tempo sofre mudanças, pois vários fatores atuam sobre ela, como a globalização, através da qual percebemos o entrelaçamento de culturas de diferentes países e a similaridade nas heranças culturais de conhecimento.
por Peterson Oliveira
0 comentários:
Postar um comentário