A cultura pode ser definida como a base para a formação de uma sociedade, em que seus membros compartilham ideias, crenças, rotinas, alimentações, linhas ideológicas etc.
Uma sociedade pode possuir várias culturas diferentes principalmente agora, graças ao encurtamento de distâncias causado pela globalização. Quando um membro único age de forma diferente do “padrão” e “influencia” outros ao seu redor, como havia acontecido no inicio da formação da sociedade, nasce uma nova cultura, alimentada e “atualizada” por estes novos integrantes. Um bom exemplo disso é a cultura cristã, quando considerada como um fato histórico e não teológico.
Toda cultura sofre mutações e pode desaparecer como grãos de areia ao vento por um simples fato que desencadeia um evento. Toda cultura está sujeita a isso. Para ilustrar, podemos citar cultura grega “incorporada” por Roma que, após a queda de um dos maiores impérios, desapareceu por séculos até retornar no Renascimento, período estético entre os séculos XVI e XVII.
Assim, vemos que toda cultura pode ser mutada, necessitando somente de uma simples ação desencadeando uma sequência de acontecimentos “inesperados”.
por Willian Kennedy
0 comentários:
Postar um comentário