Por Raissa Lohanna
Cultura é o conceito muito amplo, porque abrange vários aspectos relacionados aos costumes (individuais ou de toda uma sociedade).
Costuma-se tratar muito do conceito de cultura como algo referente a sociedade: sua religião, suas manifestações artísticas, corporais – danças, lutas, esportes, brincadeiras, etc -, seu vestuário e outras tantas expressões que realmente nos transmitem a “cultura” desta, ou seja, suas principais características, que indicam modos de pensar e agir.
Por outro lado, as pessoas esquecem que o que forma a sociedade são os indivíduos e, consequentemente, suas característica. Dessa forma, a cultura de uma sociedade é definida a partir do conjunto: os aspectos mais dominantes entre a população são os que passam a definir o todo. Este conceito, portanto, passa a ser um método de generalização, o que, obrigatoriamente, acaba por ocultar muita informação individual. Podemos dar exemplo do tango argentino: um estilo musical que é sinônimo deste país sul-americano. Há, porém, certamente, muitos argentinos que não gostam do tango e muito menos sabem dançá-lo.
A cultura é, então conjunto das principais características de vida de um povo (seja este uma nação, um grupo étnico ou religioso específico, etc) e, apesar de ser eficiente conhecê-la para saber mais sobre determinada população, é também necessário a consciência de que ela não traduz todo e cada ser humano do respectivo grupo: minoria existe também, e é bom conhecê-la!
0 comentários:
Postar um comentário