segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Semana Cultural? Não! Semana Paulo Freire!


Por Raissa Lohanna

Os alunos da ETEC Cidade Tiradentes já estão acostumados: em seus calendários, o mês de maio já tem compromisso! É a Semana Paulo Freire, que mistura aprendizagem com diversão, responsabilidade e folga!
Responsabilidade e folga? Sim! A Semana Paulo Freire tem o intuito de trazer uma pausa ao estudo “tradicional”: lista de exercícios, provas, seminários e toda aquela rotina que vai cansando o aluno ao longo do semestre. Durante uma semana as turmas de todas as três séries reúnem-se em salas e apresentam aos professores, colegas e principalmente aos alunos de escolas públicas da região e aos familiares, aspectos culturais, políticos, geográficos, enfim, fazem uma bela apresentação sobre países escolhidos aleatoriamente.
Bem, não tão aleatoriamente assim, não é? Este ano a ETEC teve sua Segunda Semana Paulo Freire, com o tema ‘América Latina’. Colômbia, Peru, El Salvador e Equador foram alguns dos países apresentados pelas diferentes turmas da escola. E neste ano, muitas novidades! Arrecadação de alimentos para instituições carentes, competições artísticas acirradas e muita culinária típica foram alguns dos principais pontos da semana. E ainda, para esquentar o clima, a sala que melhor se sair no geral ganha a competição (sim, por trás de tudo ainda há uma disputa!)
Para aqueles que se perguntam: ‘e por que Semana Paulo Freire?’, aqui vai a resposta: Paulo Freire foi um grande educador brasileiro, muito admirado pela forma como ele acreditava ser possível educar. Para ele, os professores têm que reconhecer em seus alunos as áreas em que estes se dão melhor, e utilizar estas habilidades para fazê-los aprender. Incrível, não?! Este é o espírito da Semana Paulo Freire: fazer os alunos construírem um trabalho enorme juntos, usando aquilo que sabem fazer de melhor, para aprenderem de forma mais descontraída. E podem ter certeza, por mais que desde mais de um mês antes do evento os alunos já estejam ‘ralando’ para conseguir bons resultados, no fim é pura diversão!
E por que a autora sem graça resolveu dizer que tudo isso não é Semana Cultural, e sim Semana Paulo Freire? Justamente pelo que acabei de contar! O que é uma Semana Cultural? Uma semana de apresentações valendo nota. Seminários intermináveis. E só. Semana Paulo Freire não é isso. É prazeroso. Sim, é cansativo, mas te envolve de um jeito que é impossível não se divertir no final, e ainda aprender muito sem precisar de provas intermináveis!
Semana Paulo Freire é Semana Paulo Freire. Só quem já passou pra saber. E parabéns ao 3°B, vencedor da competição deste ano com o tema: Bolívia!

0 comentários:

Postar um comentário