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Certezas incertas: por uma educação propositiva
Não há destino certo para as sociedades que não pretendam
ter na educação o horizonte para que se definam como grandes potências
desenvolvidas em todos os âmbitos, há de se levar em consideração que o ponto
fundamental é que os princípios de igualdade, democracia e cidadania estejam
definidos como o bem comum de todos sem distinção social, étnica, econômica,
cultural, política, religiosa. Uma sociedade se constrói sem distinções, com as
diversidades multiplicadas e respeitadas, superando desigualdades, não há
oportunidade de superar as incertezas se não tivermos na educação as
possibilidades de mudanças, não haverá sociedade possível. A educação
escolarizada se faz a partir de uma multiplicidade de conhecimento, de cultura,
de saberes que devem estar envolvidos nos conteúdos que devem fazer sentido
desde sua escolha, à sua aplicabilidade, os conteúdos devem ser sentidos, devem
ser propositivos para todos os que nele estão envolvidos. Uma educação
escolarizada deve ser propositiva, uma educação escolarizada deve se voltar
para o bem coletivo, deve avançar intelectualmente, culturalmente, socialmente,
economicamente, politicamente, garantir a igualdade, ampliar o horizonte
cidadão e consolidar a democracia, sem distinção e compreendendo que no
ambiente das diferenças e das desigualdades e nas contradições da igualdade, a
educação é a maior manifestação de mudança propositiva.
Por Luciana Basilio
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