sábado, 11 de agosto de 2012

Certezas incertas: por uma educação propositiva
Não há destino certo para as sociedades que não pretendam ter na educação o horizonte para que se definam como grandes potências desenvolvidas em todos os âmbitos, há de se levar em consideração que o ponto fundamental é que os princípios de igualdade, democracia e cidadania estejam definidos como o bem comum de todos sem distinção social, étnica, econômica, cultural, política, religiosa. Uma sociedade se constrói sem distinções, com as diversidades multiplicadas e respeitadas, superando desigualdades, não há oportunidade de superar as incertezas se não tivermos na educação as possibilidades de mudanças, não haverá sociedade possível. A educação escolarizada se faz a partir de uma multiplicidade de conhecimento, de cultura, de saberes que devem estar envolvidos nos conteúdos que devem fazer sentido desde sua escolha, à sua aplicabilidade, os conteúdos devem ser sentidos, devem ser propositivos para todos os que nele estão envolvidos. Uma educação escolarizada deve ser propositiva, uma educação escolarizada deve se voltar para o bem coletivo, deve avançar intelectualmente, culturalmente, socialmente, economicamente, politicamente, garantir a igualdade, ampliar o horizonte cidadão e consolidar a democracia, sem distinção e compreendendo que no ambiente das diferenças e das desigualdades e nas contradições da igualdade, a educação é a maior manifestação de mudança propositiva.
Por Luciana Basilio

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