quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Folclore: Uma Cultura Que Está Perdendo

Por Luciano Nunes

Atualmente, a relação de pais, filhos, avós entre outros familiares estão ficando em segundo plano. A tecnologia e adaptação dos valores da sociedade estão causando uma perca cultural nas crianças, que hoje pouco conhecem sobre histórias que eram transcorridas de forma hereditária, ou a famosa geração em geração.
Sendo uma manifestação da cultura popular, o folclore está perdendo essa função nas crianças. Podemos perceber isso nos centros urbanos, mais precisamente São Paulo. As crianças estão preocupadas com brincadeiras eletrônicas e o excesso de compromissos que muitas enfrentam, ou mesmo aquelas que não tem muitos afazeres. Muitos não sabem a lenda do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Boi-bumbá etc. Essa bagagem cultural está sendo perdida, devido aos interesses sociais estarem voltados para outros objetivos.
Estando a sociedade despreocupada com os valores que lhes foram passados quando crianças, não passarão aos filhos e a cultura sofrerá um empasse: a mesma estagnará em um patamar e começará a ser esquecida. Histórias folclóricas se apagarão em determinados grupos sociais ou, mesmo que existam, serão de pouca influência. A experiência será um pouco apagada, iniciando um processos doentio na cultura de individualidades antigas.
Portanto, cabe a cada um de nós elucidar em festas e passar para as crianças uma cultura de pessoas que nos foram antigas. É um material de conhecimento muito rico para que o mesmo seja perdido. Precisa-se de histórias sejam contadas como forma de confabular crianças com a vida, denotando valores morais, éticos e racionais.

1 comentários:

Dhan Yllo disse...

Sim a infância hoje está mais sintética, crianças crescem envoltas de tecnologias e informações fragmentadas, com todos os confortos e a preguiça mental que isso acaba gerando, fora o fato da sexualidade estar acabando com a infância. Velhos valores culturais infelizmente cairão no esquecimento o que empobrece a capacidade intelectual, criativa e cultural da sociedade atual e futura.

Postar um comentário