segunda-feira, 11 de junho de 2012

Grande Chico: Um exemplo de inspiração

        por Luciano Nunes

       Nascido em Pedro Leopoldo (MG) em 02 de abril de 1910, Francisco de Paul Cândido Xavier desempenhou grande exemplo, não só no Espiritismo, mas também na caridade e no amor ao próximo. Embora tenha sofrido na infância, com a perda da mãe, com a madrasta que  judiava-o, ele não se abateu. Continuou no caminho do bem.
       Chico era dotado de faculdades medianímicas, isto é, ele era médium. Comunicava-se com os Espíritos de várias maneiras, sendo a mais conhecida a psicografia (o Espírito escreve com o auxilio do médium). Utilizava essas faculdades em função do próximo, promovendo a caridade e maior divulgação do Espiritismo. Psicografou mais de 400 livros, dentre os autores espirituais destacam-se Emmanuel e André Luiz.
        Assim, ele tinha conhecimento e recebeu muitos conselhos. Fundou um centro espírita e auxiliou vários irmãos que necessitavam de um conselho. Não via roupa, status. Humildade era um lema. Sofreu repreensão por padres,  ao ser adepto o Espiritismo, mas perdoava-os. Um exemplo foi a morte de um padre que o conhecia desde a infância. Chico foi ao seu velório; também, quando entrou par a doutrina pediu a bênção do mesmo.
       Portanto, Chico deu exemplo de caridade,  amor ao próximo,  boa conduta, humildade e tudo que há de melhor. Um farol que o Brasil abrigou por 92 anos, com glória. Essa individualidade inspira-me sempre. Mesmo os não espíritas, possam refletir, ao menos. Tem uma bela citação: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”  Que possamos dela lembrar, se possível, para redimirmos nesta vida.




1 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto. Continue assim levando conselhos por meio de palavras para as pessoas que necessitam.

Postar um comentário